geologia

A Geologia é um conhecimento que estuda sobre a Terra. Essa palavra surgiu do grego, “geo”, que significa Terra e “logia”, que significa o estudo ou a ciência. O profissional que atua nessa área é conhecido como geólogo. 

E, se você pretende atuar nessa área, conhecer o que é a Geologia é o primeiro passo. Basicamente, esse profissional conhece sobre a formação do solo, a formação das rochas e tem conhecimento sobre os minérios da terra. 

geologia

No https://vaidebolsa.com.br/ você encontra diversas opções de cursos que tem tudo a ver com você!

Geologia: Saiba tudo sobre esse conhecimento

Se você tem interesse em compreender mais sobre a ciência natural da Terra, a geologia é a área certa! Os geólogos são os profissionais que estudam sobre o relevo, as paisagens e também a formação das rochas. 

Além disso, esse profissional também pode atuar com o estudo dos minérios da terra. De maneira geral, essa ciência ou estudo compreende sobre os fenômenos que causam a formação do solo. 

Então, Geologia, nada mais é do que uma ciência natural que estuda sobre os fenômenos que envolvem a Terra. Do grego, a palavra “geo” significa Terra e, “logia”, ciência ou estudo. Os profissionais que atuam nessa área são conhecidos como geólogos. 

Afinal, o que a Geologia estuda?

A Geologia é uma área de conhecimento que dedica seus estudos para compreender a origem, a formação e a modificação da crosta terrestre, que sofreu com uma mudança ao longo dos anos. 

Além dessa modificação causada por diferentes fenômenos, essa área também busca compreender e explicar o comportamento que as forças naturais causam sobre o planeta. Por exemplo, a erosão e a desertificação.

O geólogo, profissional da Geologia, estuda sobre os relevos e a estrutura dos oceanos. Através de todo o conhecimento que é abordado nessa área, esses profissionais têm um melhor entendimento sobre como a terra, a água e o ar modificam a paisagem de nosso planeta.

Além disso, se você tem interesse na área de minérios, essa ciência também é excepcional! Ela é quem orienta os profissionais a compreenderem sobre a estrutura de reserva do petróleo e do carvão mineral. Sem contar com o aprendizado sobre os depósitos subterrâneos de água.

Como é o curso de Geologia?

De maneira geral, a duração média de um curso de Geologia é de 5 anos. Durante os primeiros anos de estudo dessa área, os estudantes ampliaram seus conhecimentos em matemática, física, biologia e química.

Além disso, pode acontecer dos alunos realizarem atividades práticas. Uma dessas atividades é a visita a um campo, isso faz com que os estudantes se envolvam mais nessa área das ciências. 

Após estes primeiros conhecimentos, o curso começa a desenvolver o aluno em assuntos específicos da área. Uma das matérias é a Petrografia, que envolve a descrição e a análise das rochas. 

No terceiro ano, os alunos têm contato com uma ampla área de conhecimentos. Durante esses anos, é possível compreender mais sobre o sensoriamento remoto, além de conhecer mais sobre o tratamento dos minérios.

Uma das principais características desse curso envolve as saídas de campo, ou seja, atividades práticas. Sem contar com os laboratórios modernos, que estão presentes nas principais instituições de ensino.

Durante essas práticas, os estudantes realizam o mapeamento e coletam as principais informações sobre os locais que estão sendo visitados. E, depois disso, é comum que essa prática seja levantada dentro do laboratório. 

Por fim, como acontece na maioria dos cursos superiores, o aluno desenvolve um trabalho de conclusão de curso. É possível que esses trabalhos envolvem uma pesquisa científica realizada em campo ou voltada para o setor empresarial. 

Além disso, é necessário cumprir a carga horária de estágios para obter o seu diploma na área. Portanto, esteja atento a essas características quando for escolher a instituição de ensino.

Como é a carreira do geólogo?

Como citado anteriormente, o geólogo é o profissional que estuda sobre as mudanças, transformações e evolução da Terra. Por esse motivo, é necessário compreender sobre os oceanos, planos, animais, natureza, paisagens e a interação que acontece entre todos. 

Assim que obtém o diploma, os graduandos têm conhecimento sobre a topografia, mineralogia, paleontologia e demais assuntos que envolvem essa área. Com essa base, é possível conseguir atuar em indústrias de vários segmentos. 

Uma das áreas é a “Engenharia Geológica”, onde o profissional faz o levantamento geológico e geotecnológico do local, que são destinados para a construção de estradas, represas e túneis. 

Também é possível atuar na área de “Geologia Ambiental”, assim como a “Geologia do Petróleo”, a “Geofísica”, “Paleontologia” e “Mineralogia”. Além disso, o graduando também pode desenvolver suas habilidades na área de “Geologia Florence”. 

geologia

Como é o mercado de trabalho para o geólogo?

Por fim, uma das áreas que mais apresenta oportunidades no dia de hoje é a do geólogo. Mas se quiser atuar em um setor que só cresce, invista em “Engenharia Geológica”. 

A outra área que mais contrata os geólogos é a de “Mineração”. Mas a geologia é um campo de conhecimento e atuação amplo, podendo escolher aquele que mais combina com o seu perfil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *